quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Google revela sistema de software aberto para redes sociais

via Reuters

Por Michele Gershberg NOVA YORK (Reuters)

O Google oferecerá aos produtores de software um sistema aberto para a criação de aplicativos que podem ser usados em sites.

A decisão torna a empresa concorrente dos recursos que estão por trás da popularidade explosiva da rede social Facebook.

O sistema OpenSocial, do Google, oferecerá aos criadores de software ferramentas padronizadas para construção de aplicativos e incorporação deles a muitos sites, eliminando a necessidade de que empresas iniciantes de pequeno porte, ou empresas individuais, adaptem seus programas para cada site.

A estratégia tem o potencial de atrair criadores de ferramentas que se aliaram ao Facebook uma vez que oferece espaço para que seus aplicativos sejam utilizados em outros sites.

"O objetivo da idéia é tornar a Web mais social, e ajudar as pessoas a levar os amigos com elas a qualquer site da Web", disse Joe Kraus, diretor de administração de produtos do Google, em entrevista.

O Google anunciou que inicialmente havia assinado com cerca de uma dúzia de parceiros, entre os quais a rede social LinkedIn, para profissionais de negócios, seu site de redes sociais Orkut e o Friendster. [Leia+]

Nenhum comentário: