A nova fábrica já começou a produzir a próxima geração de processadores Intel, para computadores de secretária, portáteis, dispositivos móveis e servidores.
Situa-se em Hafnium, no estado do Arizona (Estados Unidos da América), e é a fábrica com maior capacidade de produção sob o processo de 45 nanómetros. Este novo processo é a grande novidade dos próximos processadores Intel, que deverão começar a chegar ao mercado no próximo dia 12 de Novembro.
A “Fab 32” resulta de um investimento total de três mil milhões de dólares, tem uma área coberta de 300 mil metros quadrados e é a primeira fábrica, a nível mundial, construída para produção em 45 nanómetros. Este método de permite criar transístores, a base de qualquer processador, ainda mais pequenos. Recorde-se que um nanómetro é um milhão de vezes menor do que o milímetro. Mais de dois milhões de transístores de 45nm caberiam no ponto final desta frase.
Esta é a segunda fábrica da Intel com capacidade para produzir discos de silício com 300mm de diâmetro e processo de fabricação de 45 nanómetros. A primeira foi a fábrica de Oregon, denominada D1D, onde a Intel desenvolve os seus novos métodos de produção. Espera-se que o fabricante abra duas fábricas de 45nm adicionais já no próximo ano, uma em Israel e outra no Novo México.
Nenhum comentário:
Postar um comentário