quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Meditação pode reduzir estresse rapidamente, afirma estudo

via G1 > Ciência



A prática diária da meditação reduz o estresse, melhora a atenção e o desempenho cognitivo e emocional, segundo um estudo publicado nesta semana na 'PNAS', uma das principais revistas científicas dos Estados Unidos.

No artigo científico, uma equipe da Universidade Dalian, na China, mostra que a técnica de meditação conhecida como Capacitação Integradora da Mente e do Corpo "permite controlar os pensamentos sem esforço". Além disso, "promove um estado de alerta descansado que permite um alto grau de consciência do corpo".

Os pesquisadores, liderados por Yi-Iuane Tang, do Instituto de Neuroinformática e do Laboratório de Corpo e Mente da Universidade Dalian, realizaram seus experimentos com 80 estudantes, com uma idade média de 21,8 anos. Os cientistas separaram os estudantes em dois grupos aleatórios, de 40 pessoas cada. Um dos grupos realizou durante cinco dias sessões de 20 minutos da técnica de meditação, desenvolvida nos anos 90 e cujos efeitos são estudados na China desde 1995.

"O controle do pensamento é alcançado gradualmente, com a ajuda do tutor, mediante a postura e o relaxamento, a harmonia de corpo e mente, ao invés de o instruído tentar empreender uma luta interna para controlar os pensamentos", assinalaram os cientistas. Ambos os grupos foram submetidos a testes antes e depois, para avaliar sua capacidade de atenção e seu estado de ânimo.
[Leia+]

Nenhum comentário: