segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Na contramão do luxo, artista reaproveita teclado e cria vaca

via Folha Online



Uma vaquinha holandesa feita de teclas de teclados usados. No lugar de Mimosa, um nome mais apropriado: Cowboard, junção de 'cow' (vaca, em inglês) com 'keyboard' (o nome, em inglês, do periférico).

Criada pelo designer Bruno Bertani, diretor de criação da Indústria Nacional Design e da Dialogo Design (www.dialogodesign.net), a Cowboard faz parte da Cowparade do Rio (rio.cowparade.com) e pode ser vista até 26 de novembro deste ano. Seu "pasto" é na praça Senador Salgado Filho. Dezenas de outras criações estão espalhadas pela cidade.

"Eu gosto muito de misturar coisas nas criações. Eu ficava imaginando para onde iam esses teclados todos", diz Bertani, que completa: "Achei que as teclas poderiam funcionar como pixels e escrever uma mensagem mesmo sem ser com sua função real. Aproveitei que a vaca holandesa é branca com manchas pretas e reutilizei os teclados."

Para Bertani, a vaca criada por ele "não vai salvar o mundo", mas pode chamar mais atenção para a questão de reaproveitamento de materiais. "Muita gente vê a reciclagem como uma coisa artesanal. Eu acho válido, mas acredito que deve ser uma coisa sistêmica por exemplo, dá para moer os teclados para fazer uma parede? Então vamos fazer. Espero que a Cowboard chame atenção para isso. [Leia+]

Nenhum comentário: