quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ônibus movido a etanol começa a ser testado em São Paulo

via inovacaotecnologica




Um novo modelo de ônibus, movido a etanol e menos poluente, começou a ser testado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), sediado na USP. O prefeito de São Paulo anunciou o interesse da Prefeitura em testar dez veículos a álcool no sistema de ônibus da cidade, inicialmente na Zona Leste.

A apresentação do veículo aconteceu na manhã desta terça-feira (23), às 10h30, durante o lançamento do programa Etanol para o Transporte Sustentável (Best), na Escola Politécnica (Poli) da USP.

O projeto, que foi apresentado pelo professor José Roberto Moreira, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP e coordenador do BEST, é resultado da parceria do Cenbio com empresas do setor de transporte e combustíveis. O ônibus possui chassi e motor importados da Suécia, país que já adota o etanol no sistema de transporte público, e recebeu carroceria no Brasil.

"Em relação ao diesel, há redução de 90% das emissões de material particulado e 62% de óxidos de nitrogênio, além de não emitir enxofre e de diminuir em 80% os gases que provocam o [efeito estufa]", explicou Moreira. O veículo possuí 270 HP de potência, capacidade para 63 passageiros (31 sentados), ar-condicionado e piso rebaixado para o acesso de deficientes.

"A composição do combustível é de 95% de álcool hidratado e 5% de aditivo, necessário para realizar a ignição por compressão no veículo", ressaltou o professor. "O motor foi adaptado para receber o etanol e possui maior compressão. O preço do ônibus é de cerca de R$ 450 mil, semelhante aos modelos à diesel", antecipou Moreira.

O ônibus percorreu as avenidas da Cidade Universitária (Zona Oeste de São Paulo) durante meia hora, em duas viagens experimentais. [Leia+]

Nenhum comentário: