quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Fenda espacial eletromagnética é possível, dizem cientistas

via inovacaotecnologica




Cientistas utilizaram o mesmo mecanismo teórico que vem sendo utilizado para fundamentar as pesquisas com invisibilidade para demonstrar a viabilidade de se gerar uma fenda espacial eletromagnética.

Embora as fendas espaciais, conhecidas como buracos de minhoca ('wormholes'), sejam normalmente associadas a viagens espaciais, o termo espaço aqui refere-se a uma dimensão bem mais local.

Ao invés de um atalho pelo universo, que possibilitaria as viagens espaciais, o que os cientistas anunciaram agora é a possibilidade teórica de se construir um túnel da invisibilidade.

Imagine enrolar o manto da invisibilidade do Harry Potter em um tubo," explica o físico Allan Greenleaf. "Se o material for projetado de acordo com nossas especificações, você poderá enfiar um objeto em uma ponta, vê-lo desaparecer como se ele viajasse ao longo do túnel, e então vê-lo reaparecer no outro lado.

Inicialmente a teoria da invisibilidade só tornava os objetos invisíveis à radiação na faixa das microondas. Há poucas semanas foi divulgada a primeira pesquisa que demonstrou que o mecanismo funciona também para luz visível. Para entender melhor a tecnologia, veja a reportagem Invisibilidade: o que é fato científico e o que é ficção científica.

A nova teoria afirma que o túnel espacial previsto em sua teoria funcionará para ondas eletromagnéticas de todas as freqüências. Ressaltando-se que, por enquanto, é apenas uma teoria e que o desenvolvimento de um aparelho que a comprove é um trabalho ainda a ser feito.

Ainda que não viabilize viagens espaciais, a nova pesquisa poderá ter várias aplicações. Cirurgias endoscópicas, por exemplo, nas quais o médico é guiado por imagens de ressonância magnética (MRI), são difíceis de serem executadas porque o fortíssimo campo magnético gerado pelo equipamento de MRI interfere com as ferramentas do cirurgião, além do que as próprias ferramentas interferem com o imageamento.

Segundo Greenleaf, passando as ferramentas através de um buraco de minhoca eletromagnético poderá efetivamente escondê-las do campo magnético, permitindo que apenas suas pontas sejam "visíveis" para o trabalho. [Leia+]

Nenhum comentário: