terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pesquisadores testam novas aplicações de câmeras de celulares

via Yahoo! Notícias

por Rodrigo Martin de Macedo

Pesquisadores da firma francesa Accenture Technology Labs desenvolveram uma tecnologia para celulares atuais 3G equipados com câmera digital que em breve poderão ser utilizados como uma ferramenta importante para obter informação.

O Pocket Supercomputer ainda é um protótipo, mas já começa a modificar a maneira de se utilizar um celular para encontrar informação sobre produtos ou anúncios, atualmente feitos apenas via digitação de termos em um sistema de busca WAP.

Um impressionante vídeo divulgado pelo NewScientist, demonstra a aplicação de um celular com a câmera ativada e pesquisando itens como, por exemplo, uma embalagem de salgadinhos japoneses. Neste caso, o celular informa, via voz que a embalagem contém um ingrediente ao qual o usuário é alérgico.

Quando a capa de um livro é captada pela câmera, rapidamente uma comparação de preços em diversas lojas é feita, ou ainda resenhas são encontradas. O sistema funciona através de uma integração em tempo real entre um servidor central e o aparelho, que rapidamente compara itens filmados com imagens previamente cadastradas em um banco de dados. [Leia+]

Nenhum comentário: