via O Globo Online
Muito se fala dos robôs e humanóides que o Japão e outros países da Ásia inventam anualmente, mas pouca gente sabe que jovens brasileiros estão a poucos passos de se tornarem gênios da robótica internacional.
Pelo menos 70 equipes de diversos estados brasileiros e 300 estudantes do ensino médio à pós-graduação exibiram suas habilidades em Florianópolis (SC), que se transformou esta semana na capital nacional dos inventores durante o Campeonato Brasileiro de Robótica, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Entre os destaques foram vistos softwares de simulação e robôs capazes de jogar futebol, de reproduzir ações de cachorros e de seres humanos, e de explorar diferentes ambientes, além de máquinas inteligentes feitas de peças Lego.
Na categoria F-180, robôs inteligentes de alumínio que mais parecem caixas ambulantes disputam futebol de mesa, foram testadas as habilidades dos controladores e a eficiência dos sensores de suas criações.
Sem qualquer participação humana além da torcida os pequenos robôs foram comandados por programas criados pelos jovens e executados em tempo real em um computador.
A novidade deste ano ficou por conta da Olimpíada Brasileira de Robótica, que contou com sete mil jovens do ensino fundamental e médio inscritos. Na categoria "Lego", os campeões foram alunos dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Paulo.
Nesta competição, dois robôs com sensores de toque, rotação e luminosidade simulam em uma arena uma situação de trabalho em conjunto em que objetos são transportados de um lado para o outro, num tempo máximo de cinco minutos. [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário