quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Site promove divisão de descobertas on-line

via G1 >



Sistema criado por ex-funcionários do Google promove integração de gostos. Usuários acompanham tudo que seus amigos descobrem na web através de avisos.

Quatro criadores de softwares responsáveis pela criação dos populares serviços de e-mail e mapas do Google fundaram uma nova companhia com o intuito de tornar mais fácil para as pessoas descobrir que coisas seus amigos têm visto e pelas quais têm se interessado on-line.

A empresa, chamada FriendFeed, é uma criação de Bret Taylor e Jim Norris, dois dos programadores que criaram o Google Maps. Meses atrás, os dois se juntaram a Paul Buchheit e Sanjeev Singh, membros da equipe original do design do Gmail.

Os usuários do FriendFeed podem ver o que seus amigos estão lendo, escutando ou vendo na web através de freqüentes notificações. Essas podem aparecer na página própria do usuário ou em um módulo em sua conta no Facebook ou no Google. O sistema não requer instalação de softwares, mas precisa que os amigos também estejam inscritos para funcionar.

A novidade pode rastrear as atividades das pessoas em uma variedade de sites, variando de páginas colaborativas de notícias, como o Digg, serviços de música como o Last.fm até sites como o YouTube e o Flickr. Hoje o sistema suporta 23 serviços da web e também permite que os usuários comentem em posts e criem fóruns de discussão on-line.

“Isso fornece um pouco do que as pessoas que você conhecem acham interessante”, afirmou Taylor. “É o tipo de blog que escreve a si mesmo”. O serviço se tornará disponível para milhares de usuários na próxima segunda-feira (08), e novos participantes serão admitidos posteriormente.

Os criadores afirmam saber que seu esforço não é o único em relação a criar forma de compartilhamento de novidades na web. Segundo eles, o sistema foi criado para ser o mais simples possível “Gosto disso porque não requer que eu faça nada de novo”, afirmou Taylor.

Nenhum comentário: