via IDG Now!
Pesquisadores estabelecem relações entre crianças e um protótipo de robô e afirmam que estamos próximos do robô autônomo.
Um estudo do Institute for Neural Computation da Universidade da Califórnia, analisou como crianças de 18 a 24 meses de idade se comportariam na interação com um robô.
Os pesquisadores reuniram o grupo de crianças na faixa etária adequada, pois não teriam nenhum conceito formado sobre robôs, para interagir com um protótipo de robô humanóide QRIO, fabricado no Japão pela Sony. Entre março e julho de 2005 as crianças e o robô foram submetidos a 45 sessões de aproximadamente 50 minutos, gravadas por duas câmeras.
Na pesquisa, que tem por objetivo desenvolver arquiteturas de computação capazes de auxiliar os professores na educação primária, um programador acompanhava as ações e podia fazer modificações em comandos, ações e comportamento do robô.
O estudo mostrou que os robôs estariam prontos para relações autônomas com as crianças, com exceção da resposta ao toque - que é muito importante nas relações comportamentais. [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário