terça-feira, 27 de novembro de 2007

Curta brasileiro vai à final de concurso no YouTube

via Folha Online



O curta-metragem 'Laços (Ties)', da diretora Flávia Lacerda é o único brasileiro entre os 20 finalistas do concurso Project Direct, promovido pelo YouTube. Agora, a produção participa de votação entre os internautas, que vai até 2 de dezembro.

O concurso, iniciado em outubro deste ano, teve participação de diretores de Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

Laços é um curta de 6 minutos e 43 segundos que conta a história do encontro entre uma garota cujo pai acabou de morrer e um garoto misterioso, na rua.

Flavia Lacerda trabalha como diretora de novelas e programas da TV Globo, tendo no currículo produções como a série "Sexo Frágil" e a novela "Belíssima". O roteiro é de Adriana Falcão, que também trabalha para a Globo e atualmente escreve roteiros para "A Grande Família".

A idéia partiu de Clarice, que é filha da roteirista e estrela o filme, e o amigo dela, Célio Porto. Ambos protagonizam o filme. Eles souberam do concurso e pediram que Adriana escrevesse o roteiro.

As filmagens foram feitas na região do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, e duraram um dia. A produção custou R$ 1.500 com gastos principalmente na parte de edição e alimentação da equipe.

Segundo Lacerda, o trabalho foi mais simples que criar um quadro de duração semelhante para a televisão, mas isso ocorreu pela falta de recursos utilizados. Elas utilizaram uma câmera AG-DVX100 para captar as imagens.

"É qualidade para o YouTube, não dá para ir para a tela grande. A parte técnica é muito básica, não tivemos trabalho de luz", diz. Para ela, entretanto, a experiência é válida pelo lado da experimentação.

Adriana Falcão conta que tinha conciência da diferença entre escrever para a televisão e para a internet. Mas, vendo o filme pronto, diz que talvez fosse melhor diminuir os diálogos. "Mesmo que o meio seja o mesmo imagem e som, é uma outra mídia", diz.

Os 20 curta-metragens finalistas foram escolhidos por um comitê presidido pelo cineasta Jason Reitman, de "Obrigado Por Fumar".

O vencedor da votação popular, que está acontecendo desde 24 de novembro e vai até domingo (2), será anunciado no dia 5 de dezembro.

De acordo com o regulamento do concurso, o diretor escolhido pelo público vai ganhar uma viagem para "uma grande competição internacional de filmes (18-27 de janeiro de 2008) em Park City, Utah, EUA", mas não revela o nome do festival. Pela data, tudo indica que seja o Sundace Festival.

Nenhum comentário: