segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Debate sobre a origem do homem moderno vai acabar logo, dizem cientistas

via Folha Online

RAFAEL GARCIA

Uma das feridas abertas da comunidade de antropólogos que estuda a origem da humanidade pode estar prestes a ser fechada.

A espécie humana moderna, afinal de contas, surgiu mesmo apenas na África? Um consenso sobre a questão pode sair nos próximos anos seja para o sim ou para o não, dizem dois defensores de teorias com conclusões opostas sobre a questão.

Até o fim do século passado, tudo parecia levar a crer que o Homo sapiens tivesse surgido em algum ponto abaixo do Saara, cerca de 100 mil anos atrás, e só depois tivesse colonizado o mundo, já plenamente formado.

Com a consolidação da tecnologia que permitiu seqüenciar o genoma de populações humanas, em 2001, porém, vieram mais dúvidas do que confirmações.


No ano seguinte, estudos sobre a variação genética entre grupos de diferentes regiões indicavam outro cenário.

Análises pioneiras do estatístico Alan Templeton, da Universidade Washington, em St. Louis (EUA), indicaram que uma única grande diáspora não poderia explicar como os humanos modernos colonizaram o mundo.

Templeton e Excoffier estiveram juntos no início do mês em Porto Alegre para o 1º Workshop de Evolução Biológica e expuseram seus trabalhos. Diplomaticamente, discutiram por que seus métodos estariam levando a conclusões tão distintas, mas ninguém arredou pé.

O único consenso atingido foi o de que a resposta deve estar próxima.

Excoffier, criticado pelo rival por ter "simplificado demais" seus modelos (programas de computador para simular a variação no DNA) na hora de levar em conta o deslocamento geográfico, disse que essa falta será superada.

"Esperamos conseguir incorporar essa fonte extra de realismo aos nossos modelos e poderemos usar mais dados, mais indivíduos."

Já Templeton foi questionado por ter baseado seu trabalho em dados de seqüências de DNA obtidos por outros cientistas, para outros fins. Tendo reunido poucos dados processáveis, o cientista diz que sua hipótese -a alegada prova de que humanos modernos tiveram "algum grau" de miscigenação com outros hominídeos- também ganhará força.

"O maior aprimoramento que antevejo é mesmo o dos dados, simplesmente", diz o americano. "Quando analisei isso pela primeira vez, em 2002, só havia dez regiões do genoma seqüenciadas adequadamente para esse fim em amostras colhidas ao redor do globo.

Quando reconfirmei a análise, em 2005, achei na literatura 25 regiões, e o número continuou crescendo depois disso."

Enquanto o estatístico espera a salvação na genética, e o geneticista tenta aprimorar sua estatística, resta esperar pela próxima rodada do jogo. Sem uma resposta cabal, os cientistas se defendem reconhecendo suas limitações.

"Não estamos dizendo que nunca ocorreu miscigenação, mas se houve foi muito limitada", diz Excoffier. Segundo seu trabalho, há menos de 1% de probabilidade de a mistura de DNA ter deixado algum vestígio detectável. "A miscigenação certamente teve um limite, mas não foi algo tão pequeno assim", diz Templeton.

3 comentários:

Anônimo disse...

Minha teoria sobre a origem da vida do ser humano.

Ah muitos e muitos anos atrás ,vem tendo um conflito entre religião e ciência em relação ah origem da vida do homem.A religião mostra por base na bíblia que o ser humano veio de Adam e Eva,já a ciência mostra por estudos que o ser humano veio da evolução do primata (macaco) sendo assim o mundo se divide entre essas duas teorias ,sendo a maioria por parte da religião,creio eu,mas eu Tiago Rafael Prado Rocha vou mostrar que não só uma estar certa mais sim as duas.
Sei que existe varias cores entre os seres humanos,mas para citar minha teoria vou precisar apenas de duas cores BRANCA E NEGRA.A religião estar certa em dizer que o ser humano veio de Adam e Eva,mas não todo ser humano apenas os BRANCOS,com isso não estou dizendo que os cientistas estão errados,pois eles também estão certos pois os seres humanos também vieram da evolução dos primatas ,mas não todos os seres humanos apenas os NEGROS,não pensem que estou sendo racista, de maneira nenhuma quero passar essa impressão,mas é que só com essas palavras o mundo vai entender de uma fez por todas sobre a origem da vida,com isso podendo até acabar com muitos conflitos entre religiosos e cientistas,povos e nação.

Anônimo disse...

Essa teoria me parece ser bastante plausivel ..

quem a escreveu parece entender bastante do assunto..

estar de parabéns

Anônimo disse...

Muito interesante essa teoria..

de todas que já li essa é a melhor..

parabéns!!