segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Enchente da Arca de Noé teria espalhado agricultura pela Europa

via G1 > Ciência

Episódio de alagamento ocorrido há 8.300 anos pode ter dado origem a história bíblica. Derretimento de gelo teria elevado nível do mar e espalhado agricultores pelo Velho Mundo.

Uma enchente antiga que alguns dizem ser a origem da história bíblica da Arca de Noé pode ter ajudado a disseminar a agricultura pela Europa há 8.300 anos, ao espalhar os primeiros agricultores do continente.

É o que diz um equipe britânica de cientistas. Usando datação por radiocarbono e evidências arqueológicas, o grupo mostrou que o colapso da cobertura de gelo norte-americana, que elevou os níveis globais dos mares em até 1,4 metro, deslocou dezenas de milhares de pessoas no sudeste europeu. Esses migrantes levaram suas habilidades como agricultores para seus novos lares.

Os pesquisadores afirmam, no periódico "Quaternary Science Reviews", que seu estudo fornece evidências diretas ligando a enchente que abriu um sulco separando o Mediterrâneo do Mar Negro à popularização da agricultura na Europa.

"A cheia do Mar Negro não estava bem datada, mas conseguimos chegar a [uma margem de erro de] 50 anos", disse Chris Turney, geólogo da Universidade de Exeter e líder da pesquisa. "Assim que a enchente terminou, a agricultura toma de assalto a Europa."

Os pesquisadores criaram reconstruções das costas do Mediterrâneo e do Mar Negro antes e depois da elevação do nível do mar. Eles estimaram que a enchence cobriu cerca de 73 mil quilômetros quadrados durante um período de 34 anos, causando enormes realocações populacionais. [Leia+]

Nenhum comentário: