Operadora de telefonia celular usa padrão HSPA na faixa de 900 MHz. Além da companhia sueca, a finlandesa Nokia também fornece equipamentos para a rede.
A companhia de origem sueca Ericsson foi responsável por implantar uma rede de terceira geração que a operadora finlandesa Elisa ativa hoje no padrão HSPA e freqüência de 900Mhz. O padrão é o mesmo que as operadoras brasileiras Telemig Celular e Claro se preparam para lançar no País em faixas de 850 MHz liberados pelos assinantes que deixaram o padrão TDMA.
Segundo a Ericsson, a ativação da tecnologia na freqüência de 900MHz irá permitir "ampla cobertura em áreas geográficas sem comprometer a performance do HSPA, uma evolução do GSM que oferece alta taxa de transmissão, baixa latência e total mobilidade".
Ela explica que a freqüência de 900MHZ possibilita maior cobertura porque aumenta a propagação das ondas de rádio em baixas freqüências, tornando mais fácil prover serviços banda larga em áreas rurais, assim como melhorar a cobertura indoor em zonas urbanas.
As velocidades de conexão pelo celular possíveis com essa tecnologia são de até 14.4Mbps para download. De acordo com a Ericsson, ela pode entregar estações radiobase nas freqüências de 850, 900, 1700, 1800, 1900 e 2100 MHz, e em breve pretende começar a instalação na faixa de 2,6 GHz.
Um comentário:
No, la verdad es que no sabía nada.
Postar um comentário