segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Google Maps Street View começa a ser expandido

via Yahoo!

O controvertido serviço Street View, integrado ao Google Maps, que provê fotos de diferentes ângulos das ruas procuradas pelos internautas, está aos poucos deixando de ser limitado ao público americano.

Segundo o site TechCrunch, o carro que tira as fotos foi visto em setembro no Reino Unido, e também no Canadá.

Agora, um porta-voz da divisão australiana da Google confirmou que o serviço chegará também à Austrália. A controvérsia em torno do serviço é que, pela alta qualidade de suas fotos, era possível invadir a privacidade de pessoas que passavam na rua no momento em que as imagens foram tiradas.

Pessoas entrando em estabelecimentos adultos ou fazendo coisas que não queriam que o mundo soubesse ficaram descontentes, gerando debate que resultou na remoção de parte dos conteúdos.

Longe de ser apenas uma pedra no sapato dos ativistas pela privacidade, o recurso é uma ferramenta importante de pesquisa e também uma ótima fonte de publicidade gratuita para empresas de turismo.

O jornal australiano Sydney Morning Herald informou que o "carro fotográfico" já está circulando nas ruas da capital australiana e que as fotos devem ser disponibilizadas online em 2008.

Em prol da privacidade, a Google já afirmou estar focada em maneiras de garantir que os possíveis retratados não sejam identificáveis e também que os números das placas de automóveis não sejam visíveis.

A Google, todavia, não está sozinha e o Street View é apenas um dos serviços de fotografia de ruas. A concorrência vem pelas mãos da rival Microsoft, que possui o StreetSide, e da empresa Everyscape, que tira fotos não apenas de exteriores como de interiores dos prédios também.

Nenhum comentário: