quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Saiba quais são as vantagens do 3G

via IDG Now!

Por Daniela Moreira

Terceira geração abre caminhos para downloads mais rápidos e acesso mais amplo à internet a partir do celular.

Após um longo período de indefinições e adiamentos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou para 18 de dezembro o leilão das faixas de 1,9 GHz e 2,1 GHz para a implementação da terceira geração de celular no Brasil.

Na prática, a estréia das redes 3G - como é mais conhecido o padrão - marca a chegada em peso da banda larga ao celular dos brasileiros, abrindo portas para downloads mais rápidos e acesso mais amplo à internet a partir do telefone móvel.

Velocidade é o principal benefício oferecido pela terceira geração de telefonia celular. As redes 3G garantem uma velocidade de tráfego de dados em média 15 vezes maior que as atuais.

A tecnologia mais popular atualmente para a oferta de serviços de 3G (uma combinação do WCDMA/UMTS evolução do GSM com a tecnologia voltada a acelerar downloads HSDPA), permite chegar a 800 Kilobits por segundo (Kbps) de velocidade média de conexão, enquanto o GPRS tecnologia mais utilizada hoje em celulares GSM suporta uma média de 50 Kbps.

Segundo o cronograma estabelecido pela Anatel, cerca de 3,6 mil municípios em todo o País terão cobertura do serviço 3G em até oito anos.

Mas na opinião do analista Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, os serviços de terceira geração podem chegar a alguns consumidores ainda neste ano, caso a Anatel também libere a faixa de 850 MHz, antes destinada à tecnologia TDMA, para a oferta de 3G.

Neste caso, operadoras como a Claro e a Telemig, que já têm redes prontas para a oferta de 3G em testes, podem lançar os serviços comercialmente ainda em 2007 ou no início do próximo ano, segundo Tude.

A agência já sinalizou ser favorável ao movimento, que foi colocado para avaliação em consulta pública no início deste mês. [Leia+]

Nenhum comentário: