via GigaBlog
Mundo Web
por Charles Nisz
Apesar da previsão de aumento na venda de smartpohones, para 2008 haveria uma demanda de 79,5 milhões de laptops com preços entre US$ 500 e US$ 1 mil para 2008, de acordo com a consultoria Pyramid Research. No entanto, a indústria pretende entregar apenas 33 milhões de notebooks nesta faixa de preço.
Quase 90% dos consumidores dispostos a comprar um laptop neste valor, 88%, prefeririam adquirir uma máquina com tecnologia de banda larga móvel embutida. Máquinas com tela entre 9 e 15 polegadas são as preferidas de 75% dos entrevistados e 78% deles utilizam laptops em pelo menos dois lugares.
É uma lacuna potencial de 46,5 milhões de unidades entre as recentes previsões de analistas da indústria e a nova análise, sugerindo que os fabricantes de PCs ainda não conseguiram oferecer PCs com banda larga móvel adequados equipados com conectividade móvel pré-configurada para atrair os compradores de PC do mercado de massa.
A análise foi realizada em 13 países a pedido da Associação GSM e da Microsoft. Foram entrevistados mais de 12 mil consumidores, além de fabricantes, fornecedores de componentes e de chips.
Para incentivar a indústria, a Associação GSM anunciou o lançamento de um concurso para a produção de notebooks com essas características.
Também poderia ser uma estratégia das telecoms para abocanhar parte desse mercado, ao acoplar a tecnologia GSM aos notebooks. Inserir uma placa Wi-max surtiria o mesmo efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário