quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mercado potencial de notebooks é 80 milhões de unidades em 2008

via GigaBlog



Mundo Web

por Charles Nisz


Apesar da previsão de aumento na venda de smartpohones, para 2008 haveria uma demanda de 79,5 milhões de laptops com preços entre US$ 500 e US$ 1 mil para 2008, de acordo com a consultoria Pyramid Research. No entanto, a indústria pretende entregar apenas 33 milhões de notebooks nesta faixa de preço.

Quase 90% dos consumidores dispostos a comprar um laptop neste valor, 88%, prefeririam adquirir uma máquina com tecnologia de banda larga móvel embutida. Máquinas com tela entre 9 e 15 polegadas são as preferidas de 75% dos entrevistados e 78% deles utilizam laptops em pelo menos dois lugares.

É uma lacuna potencial de 46,5 milhões de unidades entre as recentes previsões de analistas da indústria e a nova análise, sugerindo que os fabricantes de PCs ainda não conseguiram oferecer PCs com banda larga móvel adequados equipados com conectividade móvel pré-configurada para atrair os compradores de PC do mercado de massa.

A análise foi realizada em 13 países a pedido da Associação GSM e da Microsoft. Foram entrevistados mais de 12 mil consumidores, além de fabricantes, fornecedores de componentes e de chips.

Para incentivar a indústria, a Associação GSM anunciou o lançamento de um concurso para a produção de notebooks com essas características.


Também poderia ser uma estratégia das telecoms para abocanhar parte desse mercado, ao acoplar a tecnologia GSM aos notebooks. Inserir uma placa Wi-max surtiria o mesmo efeito.

Nenhum comentário: