sábado, 10 de novembro de 2007

Microscópio eletrônico de tunelamento agora é capaz de filmar

via inovacaotecnologica

Utilizando uma técnica já conhecida de uma forma inovadora, cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, conseguiram aumentar a velocidade de um microscópio eletrônico de tunelamento em até 100 vezes.

Microscópios têm tudo a ver com precisão quanto mais preciso, menores serão as características das amostras estudadas que um determinado microscópio permitirá visualizar. Qual seria então a importância da velocidade de um microscópio?

A resposta é que, ainda que a precisão continue sendo a característica mais importante de qualquer microscópio, as coisas começaram a mudar quando os cientistas conseguiram vencer a barreira dos microscópios ópticos e passaram a visualizar objetos menores do que o comprimento de onda da luz visível.

Esse é o caso do microscópio de rastreamento de tunelamento, uma das ferramentas que permitiram o desenvolvimento da nanotecnologia. Esse microscópio detecta o tunelamento quântico a capacidade que os elétrons têm de atravessar uma barreira, ou tunelar essa barreira.

"Há seis ordens de magnitude entre o limite fundamental na freqüência e o ponto onde estamos operando," disse Schwab. "Nossa esperança é que agora possamos produzir mais ou menos imagens de vídeo, ao contrário de um rastreamento que leva uma eternidade."

A nova configuração também oferece potencial para a termometria com resolução atômica medições precisas de temperatura de um átomo individual e para uma detecção de movimentos tão sensível que será possível medir uma distância 30.000 vezes menor do que o tamanho de um átomo. [Leia+]

Nenhum comentário: