sábado, 10 de novembro de 2007

Propaganda em vídeos na Web podem irritar consumidor

via Reuters

Por Paul Thomasch

As empresas estão correndo para colocar propaganda em vídeos online, mas isso não significa que as pessoas estejam prestando atenção a promoções de carros, sabonetes ou pares de tênis.

Embora já tenham se disseminado, os curtos comerciais que aparecem antes de vídeos de clipes de entretenimento a notícias podem fazer tanto mal quanto bem, dizem especialistas em mídia.

Estudos mostram que os comerciais frequentemente irritam os consumidores e elevam o risco de serem ignorados. 'Isso se resume a um fator humano muito simples.

Quando você quer ver alguma coisa, você não quer ver propaganda antes', disse Matt Freeman, presidente-executivo da agência digital Tribal DDB Worldwide, unidade do Omnicom Group.

Esse tipo de propaganda força os usuários a verem um curto anúncio antes de verem o vídeo selecionado.

Apesar de eles deixam os marqueteiros usarem na Internet aquelas inserções feitas na TV potencialmente economizando custos eles às vezes parecem fora de lugar na mídia digital.

Esse anúncio é apenas um jeito desengonçado de conseguir dinheiro de patrocínio. Não serve aos consumidores e ultimamente não serve aos nossos clientes", afirmou Freeman. "Tem de haver muito mais estudo e consideração."

Um recente estudo da IBM, chamado "O Fim da Propaganda como Nós a Conhecemos", descobriu que 40 por cento dos 2,4 mil consumidores e 80 executivos de propaganda ouvidos pensavam que a publicidade durante um vídeo online é mais irritante do que em qualquer outro formato.

Nenhum comentário: