Um estudo sobre o uso de blogs na China, divulgado nesta quinta-feira pela agência estatal Xinhua, indica que um quarto dos internautas do país asiático (47 milhões de um total de 180 milhões) escreve blogs, mas somente 36% os atualizam com freqüência.
O estudo, realizado pelo Centro de Informação da Rede Internet na China, mostra um aumento dos blogs em relação à pesquisa realizada no ano passado (em setembro de 2006 se calculavam cerca de 34 milhões de blogs), assim com de atualizações (cerca de 30% há 14 meses).
A pesquisa indica que apesar da população blogueira se ainda reduzida em relação ao total nacional (cerca de 3,6% em um país de 1,3 bilhão de habitantes) aumenta rapidamente desde que o primeiro blog chinês foi registrado em 2002.
Segundo o estudo, 30% dos autores de blogs na China são estudantes ou jovens que começam a trabalhar, com salários inferiores a 50 euros, enquanto que 23% recebem salário entre 150 e 300 euros.
Os blogs na China se tornaram importantes ferramentas de opinião em um país onde os meios de comunicação estão fortemente controlados pelo governo, apesar de Pequim também buscar limitar o uso dos blogs.
Para este fim, as autoridades censoras contemplam a possibilidade de pedir a todos os autores de blogs na China que se registrem com seu nome verdadeiro, algo que tem recebido fortes protestos por parte da comunidade internauta.
Apesar da popularidade dos blogs, na China ainda são mais usados os fóruns de discussão e debate para expressar opiniões sobre temas políticos e outros assuntos controvertidos.
Mesmo assim, alguns blogs da China estão entre os mais visitados do mundo, como o escrito pela atriz e diretora Xu Jinglei (blog.sina.com.cn/m/xujinglei), que em ocasiões conseguiu colocar seu blog no primeiro lugar do ranking mundial.
2 comentários:
signed to your rss
я думаю: бесподобно! а82ч
Postar um comentário