quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Cientistas progridem na criação de vasos sangüíneos

Terra

Cientistas americanos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram tubos minúsculos em laboratório a partir de células-tronco e afirmam que estão mais próximos da criação de vasos sangüíneos artificiais.

A equipe do MIT conseguiu que as células-tronco, chamadas de células progenitoras endoteliais, se esticassem e formassem tubos em volta de um modelo em nano escala que continha ranhuras.

Segundo os pesquisadores, é possível controlar o desenvolvimento das células usadas para formar estes pequenos vasos. Pesquisadores já conseguiram criar vasos sangüíneos mais largos, mas a formação de minúsculos capilares necessários para fornecer sangue dentro de outros tecidos do corpo e para órgãos é mais complicada.

'Estamos animados com este trabalho. (A pesquisa) proporciona uma nova forma de criar sistemas baseados em nanotecnologia que, esperamos, vão fornecer uma nova maneira para, no futuro, criar novos tecidos no corpo humano', disse Robert Langer, autor do artigo e professor do MIT.

Vasos sangüíneos artificiais poderão, no futuro, ser transplantados para os rins, fígado, coração ou qualquer outro órgão que precise de grandes quantidades de tecido vascular, que levará nutrientes, gases e poderá retirar impurezas das células. [+]

Nenhum comentário: