sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

OMS confirma caso de gripe aviária no Paquistão

Terra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou na quinta-feira a ocorrência de um caso de transmissão interpessoal do vírus H5N1 (gripe aviária) numa família no Paquistão, mas disse que aparentemente há pouco risco de epidemia.

Em nota, a agência da ONU disse que exames feitos em laboratórios especiais do Cairo e de Londres diagnosticaram uma 'infecção humana' por meio da presença dos vírus 'recolhidos de um caso em uma família afetada'. Mas a OMS disse que uma equipe enviada ao Paquistão para examinar a contaminação de até nove pessoas, entre o fim de outubro e 6 de dezembro, não encontrou provas de transmissão comunitária ou continuada entre seres humanos.

O surto seguiu-se ao abate de aves contaminadas na província de Peshawar. Um veterinário envolvido e três de seus irmãos subseqüentemente tiveram pneumonia ou sintomas dessa doença. Os irmãos trataram-se mutuamente e tiveram contato íntimo em casa e no hospital, segundo uma fonte da OMS em Genebra.

Um deles, que não participou do abate, morreu em 23 de novembro - a transmissão interpessoal confirmada pela OMS. Os outros irmãos se recuperaram. Um porta-voz da OMS disse que não há risco de novas contaminações entre pessoas, mas que é preciso manter o grau de vigilância existente.

Contaminações em circunstâncias similares já haviam sido registradas na Indonésia e na Tailândia. Em geral, a contaminação se dá no trato com aves. Desde 2003, foram registrados 343 casos, que resultaram em 211 mortes no mundo, especialmente na Ásia.

Nenhum comentário: