sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cientistas detectam maior estrutura de matéria escura observada no Universo

via Folha Online

Uma equipe internacional de astrônomos detectou a maior estrutura de matéria escura já observada no Universo, com 270 milhões de anos-luz, informou na quinta-feira (21) a revista norte-americana 'Astronomy and Astrophysics'.

A matéria escura é detectada pelos astrofísicos graças à força de atração gravitacional que exerce sobre o que a cerca. A matéria escura recebe esse nome porque, ao contrário da matéria visível os átomos que formam estrelas, planetas e pessoas, ela não emite luz nem nenhuma outra forma de radiação.

'Da mesma forma que a estrutura óssea do corpo humano se torna visível com os raios-X, a matéria escura deixa seu rastro na luminosidade das galáxias, revelando sua presença com a força gravitacional que exerce', explicam os especialistas do Insu (Instituto Nacional de Ciências do Universo francês). [+]

"Acreditamos que a matéria escura seja composta de partículas que não conhecemos", explica Kilbinger. "Sua interação com a matéria ordinária é muito pequena. Passa pela Terra sem deixar rastro algum"

Nenhum comentário: