segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Tumores evoluem para resistir a drogas

via Folha Online

Nada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução.' Quando o biólogo russo-americano Theodosius Dobzhansky (1900-1975) cunhou essa frase, estava se referindo ao princípio subjacente a tudo o que é vivo, mas não estava dizendo necessariamente que o mesmo tipo de lógica se aplicaria especificamente à busca de tratamentos contra o câncer.

Essa surpresa foi algo com que o patologista brasileiro Jorge Reis-Filho, 32, se deparou. Tentando entender como tumores adquirem resistência a drogas quimioterápicas, a equipe liderada pelo cientista no Centro Breakthrough de Pesquisa em Câncer de Mama, de Londres, descobriu como um tipo de tumor 'evolui'. Atacado por um remédio, o câncer pode se adaptar por meio da seleção natural a um ambiente que em tese lhe seria hostil. [+]

"O resultado é uma prova cabal de que existe seleção natural nos moldes darwinianos em câncer", diz Reis-Filho. "Podemos imaginar que o câncer é um organismo evoluindo e se adaptando ao corpo de outra pessoa. São dois seres, um competindo com outro."

Nenhum comentário: