segunda-feira, 24 de março de 2008

Centro de computação da Unicamp recebe máquina de R$800 mil

via Reuters

O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad), localizado no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ganhou um novo sistema computacional com capacidade de processamento quase três vezes maior do que o anterior e que consumiu investimentos de 800 mil reais.

A máquina foi adquirida da Silicon Graphics com recursos do Sistema Nacional de Alto Desempenho (Sinapad), ligado à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O equipamento foi comprado junto com o software Gaussian, um dos mais conhecidos e utilizados pela comunidade mundial de químicos, o que deverá aumentar consideravelmente o tempo de uso do equipamento pelos pesquisadores da área.

"A nova máquina é a mais potente em operação no país por usar arquitetura de memória distribuída, conhecida como numaflex. Com essa tecnologia é possível rodar programas pesados, que precisam, por exemplo, de 32 gigabytes de memória, sem a necessidade de fazer paralelismo, que é quando os processadores funcionam ao mesmo tempo", disse Edison Zacarias da Silva, coordenador executivo do Cenapad, à agência. [+]

"O supercomputador possui 172 processadores Intel Itanium 2 e 496 gigabytes de memória RAM, totalizando uma capacidade de processamento de cerca de 1,1 mil gigaflops. O equipamento anterior, inaugurado em 2005 no Cenapad, tinha capacidade de processamento de 420 gigaflops, informou a Agência Fapesp."

Nenhum comentário: