quarta-feira, 19 de março de 2008

Ácido Fólico – poderoso para a integridade cerebral

via Brasília em Tempo Real
Carina Tafas, nutricionista

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que ajuda a prevenir malformações no cérebro e medula espinhal do feto, quando ingeridos antes e durante as três primeiras semanas de gestação. Esta prática, geralmente recomendada por médicos e nutricionistas, evita doenças do tubo neural, como a espinha bífida (mais comum) e a anencefalia.

Na pesquisa, cientistas holandeses administraram aleatoriamente a 818 pessoas entre 50 e 70 anos oitocentos microgramas diários de ácido fólico ou um placebo durante três anos. Descobriram que a memória e a velocidade de processamento de informação melhoravam nas pessoas que recebiam ácido fólico em comparação com aquelas que recebiam o placebo.

Em quais alimentos encontramos esta vitamina? Em frutas cítricas: laranja, limão, morango, tangerina, pêssego, vegetais verdes folhosos, feijão, amendoim, brócolis, aspargos, ervilha, lentilha e em cereais integrais como granolas, pães e farelos. [+]

"Além disso, algumas funções cognitivas do cérebro, que são deterioradas com a idade, são beneficiadas com o suplemento de ácido fólico, segundo a revista médica The Lancet em estudo recente."

Nenhum comentário: