sábado, 22 de março de 2008

'Explosão de raios gama é o acontecimento mais espetacular e luminoso do universo desde Big Bang'



via
Estadao

O satélite Swift da Nasa detectou uma explosão cósmica tão luminosa que seria possível observar da Terra a olho nu, apesar de ter ocorrido há 7,5 bilhões de anos, informou a agência espacial americana. A explosão de raios gama foi detectada na quarta-feira, 19, embora tenha ocorrido quando o universo tinha menos da metade de sua idade atual e a Terra ainda não tinha sido formada.

O Telescópio de Alerta de Explosões do Swift detectou a explosão às 15h12, no horário de Brasília, em 19 de março, e orientou suas coordenadas rumo à constelação Bootes. Rapidamente, os telescópios no espaço e na Terra giraram em direção a essas coordenadas para observar o brilho da explosão, denominada GRB 080319B.

"Esta explosão foi tremenda. Foi muito mais forte que as explosões gama que tínhamos presenciado até agora", disse Neil Gehrels, investigador do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland. [+]

"Esses fenômenos são produzidos quando uma estrela super gigante esgota seu combustível nuclear e seu núcleo entra em colapso para formar um buraco negro ou estrelas de nêutrons."

Nenhum comentário: