sábado, 29 de março de 2008

Hackers provocam ataques epiléticos em usuários de fórum na web

via G1

Uma ação de um grupo de hackers em um fórum na internet provocou ataques epiléticos em um grupo de pessoas, segundo informações da Epilepsy Foundation, entidade americana dona do serviço que sofreu o ataque. Os hackers postaram imagens animadas que piscavam em alta intensidade - o que pode disparar crises convulsivas.

O incidente, possivelmente o primeiro ataque hacker a provocar danos físicos às vítimas, começou no dia 22 de março, quando os criminosos postaram centenas imagens animadas no fórum. No dia seguinte, a tática foi aprimorada: por meio de links automáticos em linguagem JavaScript, eles postaram tópicos que redirecionavam os leitores para sites com imagens mais complexas, capazes de disparar os ataques epiléticos em pacientes fotosensíveis e com sensibilidade a movimentos padronizados.

Ataques epiléticos fotosensíveis ou induzidos por padrões podem ocorrer em jogos de videogame ou mesmo quando o paciente está assistindo televisão. Há pouco mais de dez anos, um episódio do desenho animado Pokémon levou cerca de 700 crianças no Japão para o hospital por conta de convulsões. [+]

Segundo a Epilepsy Foundation, a epilepsia é uma doença que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Destas, cerca de 3% são fotosensíveis, ou seja, estão sujeitas a convulsões disparadas por luzes e imagens piscantes.

Um comentário:

Cláudio Martinez disse...

era so o que faltava