quarta-feira, 19 de março de 2008

Mutação do vírus da gripe aviária pode causar pandemia, diz Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)



via
JB Online

O vírus da gripe aviária, bastante disseminado na Indonésia, poderia sofrer mutações e causar uma pandemia de gripe humana, apontou na terça-feira a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

'Estou profundamente preocupado com o fato de que o alto nível de circulação do vírus entre as aves do país possa criar condições para que o vírus sofra mutações e, finalmente, cause uma pandemia de gripe humana', disse em um comunicado o chefe do Serviço Veterinário da FAO, Joseph Domenech.

'A taxa de mortalidade humana por gripe aviária na Indonésia é a maior de todo o mundo e haverá mais casos se não nos concentrarmos mais em conter a enfermidade nos animais', acrescentou Domenech. [+]

"A gripe aviária ataca fundamentalmente as aves, mas sua linhagem mortífera, o H5N1, já provocou a morte de 235 pessoas em todo o mundo, dos 372 casos notificados à Organização Mundial da Saúde (OMS) desde seu surgimento na Ásia em 2003."

Nenhum comentário: