terça-feira, 29 de abril de 2008

Novo passo rumo a espelhos perfeitos e cristais com estrutura do diamante



via
Inovação Tecnológica

Cientistas criaram uma técnica para a construção de cristais sintéticos que, quando totalmente desenvolvida, poderá permitir a fabricação de estruturas atômicas parecidas com a do diamante.

Mesmo no estágio atual, quando os cristal coloidais produzidos são apenas bidimensionais, as possibilidades de uso da nova tecnologia incluem micro-lentes para aumentar o desempenho de equipamentos ópticos, como câmeras e instrumentos científicos, e para controlar a cor e outras propriedades ópticas de produtos de consumo.

No que talvez possa representar um potencial ainda maior, os novos cristais coloidais quase-perfeitos representam mais um enfoque possível para a criação de espelhos perfeitos - ou omnidirecionais, - capazes de refletir a luz que incida sobre eles em qualquer ângulo de incidência.

Os espelhos omnidirecionais deverão aumentar dramaticamente o desempenho das redes de fibras ópticas, que dependem de uma cobertura espelhada interna para funcionar. [Leia+]

"As tecnologias do futuro, como os computadores ópticos e os circuitos que usam fótons em vez de elétrons para transmitir dados também necessitam da tecnologia dos espelhos quase-perfeitos."

Nenhum comentário: