sexta-feira, 27 de junho de 2008

Amplo estudo genético das aves reescreve a história de sua evolução



via
Abril

Um estudo genético analisando as 169 principais espécies de aves traz uma nova perspectiva sobre a história de sua evolução, revelou um trabalho publicado nos Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa filogenética (formação, evolução e desenvolvimento das espécies vivas) são tão amplos que dezenas de aves precisarão ter o nome científico modificado. Além disso, estudos referenciais no campo da biologia também deverão ser revisados e atualizados de acordo com essas descobertas, ressaltam os autores da análise, publicada na edição desta sexta-feira da revista Science.

'Com este estudo, aprendemos que as aparências enganam, pois aves que se parecem e apresentam comportamentos semelhantes não necessariamente pertencem à mesma espécie', explicou Sushma Reddy, cientista do Museu Field de História Natural de Chicago (Illinois, norte dos EUA), um dos principais autores. [Leia+]

"Nosso estudo e a nova compreensão da evolução das aves foi possível graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, que nos permitiram coletar amostras de trechos maiores dos genomas"


Nenhum comentário: