quarta-feira, 25 de junho de 2008

Manipulação quântica dos elétrons poderá iniciar era pós-eletrônica

[>] Inovação Tecnológica

Físicos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fizeram uma descoberta acidental que tem o potencial para mudar a forma como a informação é transportada e armazenada nos computadores.

Os cientistas descobriram que basta variar a espessura dessa camada de MgO para se obter formas muito práticas de manipulação de elétrons com spins específicos.

A espessura da camada de óxido de magnésio determina quais tipos de elétrons - identificados pelos seus spins - conseguem passar da camada de semicondutor em direção à camada ferromagnética.

Esta área de pesquisas, conhecida como spintrônica, já foi responsável por grandes avanços na tecnologia dos discos rígidos e é ainda mais promissora para o futuro, quando se espera que os computadores poderão armazenar dados contando não apenas com a carga, mas também com os spins dos elétrons. [+]

"O spin é uma propriedade quântica do elétron e é representado por um vetor, apontando para cima ou para baixo, como se fosse um ímã em miniatura. Esta pesquisa fornece uma prova de conceito importante sobre métodos simples de manipulação desses spins."


Nenhum comentário: