Comercial será transmitido a partir desta quinta-feira para sistema a 42 de anos-luz
O primeiro anúncio publicitário dirigido a extraterrestres está prestes a ir ao ar, amanhã. Um comercial de 30 segundos do salgadinho Doritos será transmitida de um radar de alta freqüência (500 MHz) da associação científica Eiscat – no arquipélago ártico de Svalbard, entre a Noruega e o Pólo Norte – para um sistema solar localizado a 42 anos-luz da Terra.
Na avaliação do astrônomo Darren Wright, da Universidade de Leichester, na Inglaterra, a transmissão será um 'momento histórico'.
A associação entre a fábrica de salgadinhos e a Universidade de Leichester vai possibilitar que o anúncio viaje na velocidade da luz. A chegada ao destino final se dará em 2050. Caso seja feito algum "pedido", a estimativa é de que ele seja recebido na Terra só em 2092. [Leia+]
"A transmissão será contínua e não tem data para ser suspensa. Ao sair do radar, em 1,2 segundo a mensagem passará pela lua. Em 4,5 minutos será a vez de Marte. O sol será atingido em nove minutos. Até Plutão, a viagem é maior: 4,5 horas. A energia elétrica necessária para viabilizar a transmissão até seu destino final é de cerca de 2 bilhões de watts."
Um comentário:
Olá,
Me chamo Thais e trabalho na Edelman, agência de comunicação do Doritos.
Os finalistas e o vencedor já foram escolhidos. Se você quiser pode ver os vídeos nesse link do youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=EPKMu_QKOzI
abs
Postar um comentário