quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sonda especial "Phoenix" confirma a existência de água em Marte

via G1

Os testes de laboratório realizados pela sonda espacial 'Phoenix' confirmaram a existência de água em Marte, informou hoje a Nasa. Um comunicado da agência espacial americana diz que, na quarta-feira, o braço robótico da 'Phoenix' depositou uma amostra em instrumentos que identificaram vapores de água.

'Temos água' em Marte, destacou William Boynton, cientista do analisador termal da 'Phoenix' na Universidade do Arizona. Segundo Boynton, esta é a primeira vez concreta e segura da presença do líquido no planeta.

Ele acrescentou que tinham sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave 'Mars Odyssey' e em outros que se diluíram ao serem observados pela 'Phoenix' em junho. Mas esta é a primeira vez que a água de Marte é tocada e testada', acrescentou. [Leia+]

"A amostra na qual foi confirmada a presença de água foi extraída de uma perfuração de em torno de cinco centímetros no solo de Marte e onde o braço robótico se deparou com uma rígida camada de material congelado."


Nenhum comentário: