sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Estado norte-americano do Alabama multará funcionários públicos por obesidade

Ilustração: Fernando Botero (The Nap, 1982)


via Espaço Vital

O Estado norte-americano do Alabama, que está em terceiro lugar no ranking de obesidade do país, está fechando o cerco aos funcionários públicos que estão acima do peso.

O Alabama vai ser o primeiro Estado a impor uma penalidade aos trabalhadores acima do peso, de maneira que se sintam obrigados a emagrecer. Diversos outros Estados dão recompensas por comportamentos saudáveis.

O Alabama cobra de trabalhadores que fumam - e conseguiu um certo sucesso para fazê-los parar - e agora voltou sua atenção a um problema que atrapalha muitas pessoas no sul: a obesidade.

"O Estado deu aos seus 37.527 funcionários um ano para ficarem em forma - ou serão multados em US$ 25 (R$ 50) por mês pelo seguro de saúde que, caso contrário, é gratuito."

6 comentários:

Nina Victor disse...

Um tanto quanto radical, mas é uma maneira de estimular, por bem ou por mal, as pessoas a emagrecerem... Vale a intenção, é boa.

Balinha de Menta disse...

Miele, éu sou gordinha, uma gordinha linda! a Obesidade em si afeta a saúde de modo vital e concordo com isso mas a repressão gera a insatisfação esta, por sua vez, revolta. O Estado mexendo no bolso do contribuinte dessa forma o obriga a apertar o cinto ... a tomar atitudes, que sejam boas!
Bjs
Balinha de Menta
www.balinhadementa2.blogspot.com

Anônimo disse...

Por Favor, Altere a Minha URL...

Antiga: http://estacaobr.blogspot.com/
Nova: http://www.estacaobr.net/

Agradeço Desde Já, Obrigado !

Cristina Cavasotto disse...

A cada notícia, é confirmado que a Nova Era será a da Responsabilidade Total. Se Não mudarmos o Estilo de Vida atual, veremos nas novas gerações um número absurdamente alto de obesidade infantil, diabetes e todas as doenças associadas ao SEDENTARISMO.
www.personalrs.com

niv@ disse...

Sim. Quase não dá para entender como é que o Estado precisa intervir para obrigar as pessoas a agirem em favor da própria saúde, mas é válido. Apesar do que, muitas vezes, o próprio Estado é conivente com políticas altamente nocivas à saúde da população, seja por ação ou omissão. Isto está mudando, felizmente, mas não sem a intervenção da sociedade.
Como disse a Cristina, "sinas da Nova Era"!

Cristina Cavasotto disse...

Deixo uma sugestão de trailler do documentário Super Size Me:

http://personalrs.blogspot.com/2008/08/super-size-me-dieta-do-mc-donalds.html