sexta-feira, 19 de setembro de 2008

20 de Setembro e a Revolução Farroupilha



via JOTASA

Ela foi maior em três grandes sentidos: maior, porque foi a que mais longe, no Brasil, estendeu as suas raízes revolucionárias; maior porque foi a que maiores proporções atingiu na nossa história; maior, porque foi a de maior significação, a de significação mais elevada das que já houve entre nós.

O Brasil, terra de tanta bravura e heroísmo, já foi teatro de numerosos movimentos de revolta. Não há, talvez, uma região de seu imenso território que ainda não fosse abalada pelos ânimos exaltados de seu povo. [Leia+]

"Entretanto, nenhum desses movimentos que, sem conta, encontram-se na nossa história, atingiu tão grandes proporções como esse que, por 10 anos, manchou de vermelho as verdes coxilhas do Rio Grande. Esse movimento foi a Guerra dos Farrapos."


Um comentário:

niv@ disse...

Quando este texto foi escrito, no ano de 1950, o autor contava quinze anos de idade.
Com este "ensaio" sobre a Revolução Farroupilha, fruto de exaustiva pesquisa realizada na biblioteca da escola onde cursava o 4o. ano do ginásio, participou de um concurso de oratória proposto pela escola, revelando-se grande orador.
A apresentação tocou a platéia que o assistia, empolgada. Não venceu, mas fez despertar em muitos, ali, naquele momento, o sentimento de orgulho de ser do Rio Grande...