quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Leopardo das neves “vence” o prémio de Fotografia Wildlife 2008



via
PUBLICO.PT

Será difícil imaginar a quantidade de rolos que Steve Winter gastou até obter esta fotografia, que lhe deu o prémio Wildlife 2008. O norte-americano precisou passar dez meses ao frio, nas remotas montanhas da Índia central, para conseguir registar o leopardo das neves, uma espécie em vias de extinção.

O grande vencedor deste ano contou que estava quase a perder a esperança, quando acordou numa manhã gelada de Maio e percebeu o que tinha acontecido. “Fiquei radiante por ter conseguido finalmente tirar a fotografia dos meus sonhos – um leopardo das neves selvagem no seu habitat natural”, disse citado pela “BBC news”.

Steve Winter teve que resistir a temperaturas abaixo dos 40 graus Celsius negativos com as suas catorze máquinas de controlo remoto para conseguir este feito, nas inóspitas montanhas do Parque Nacional das Altas Montanhas de Ladakh Hemis. [Leia+]

O prémio Wildlife 2008 é promovido pela revista “BBC Wildlife” (Vida Selvagem, em português) e pelo Museu de História Natural de Londres. Na edição número 44 a competição conseguiu ter 32350 fotografias a concurso de 82 países, entre as quais foi escolhida esta com o leopardo das neves.

Nenhum comentário: