segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nanorrobôs que navegarão no corpo humano ficam mais rápidos


via Inovação Tecnológica

A equipe do Dr. Joseph Wang ganhou renome mundial depois de organizar a primeira corrida de nanomotores do mundo. Ganhar a próxima versão da nanocorrida deverá ser ainda mais fácil, graças a um novo melhoramento que Wang e sua equipe incorporaram em um nanomotor biologicamente inspirado.

Copiando o mecanismo de funcionamento dos flagelos das bactérias, Wang desenvolveu um nanobastão que cria um movimento de cargas elétricas, impulsionando sua carga para a frente em uma velocidade imbatível.

'Esses nanobastões viajam cerca de 75 vezes o seu próprio comprimento em um segundo. Nós estamos nos aproximando da velocidade dos mais eficientes nanomotores biológicos, incluindo as bactérias flageladas,' dizem os pesquisadores em seu artigo. [Leia+]

"Um nanomotor não lembra em nada os motores convencionais, sejam elétricos ou de combustão interna. Eles têm o formato de um fio minúsculo cujas pontas são feitas de dois metais diferentes. Eles também não possuem tanques de combustível, retirando o combustível de que necessitam do meio líquido em que viajam."

Nenhum comentário: