sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Rápida capacidade evolutiva explica invulnerabilidade do vírus da Aids

via Folha Online
da Efe, em Washington

A rápida evolução do vírus HIV, causador da Aids, é o principal fator de seu caráter letal e dos problemas para combatê-lo, comprovou um estudo publicado nesta quinta-feira (11) pela revista 'PLoS Computational Biology'.

Segundo a pesquisa, apenas um vírus basta para iniciar a infecção. Após a infecção, em pouco tempo o paciente hospeda milhares de versões do mesmo vírus, todas elas diferentes e em concorrência para infectar as células.

O estudo acrescentou que a rápida e especial evolução do vírus em cada paciente é o que permite ao HIV desenvolver resistência às drogas antivirais.

'Em cada paciente se acumula uma enorme diversidade do HIV e essa é a razão pela qual é um vírus tão poderoso', indicou Ha Youn Lee, professor da Universidade de Rochester e autor do estudo. [Leia+]

"Mesmo uma pessoa que viveu uma década ou mais com o vírus em algum momento sofre um enfraquecimento de seu sistema de defesas. É nesse momento que o vírus evolui. É um processo muito dinâmico"

Um comentário:

Antonoly Maia disse...

Oi Mielle, tudo bom? somos parceiros lá no Dihitt e gostaria de fazer uma parceria de links entre os nossos blogs, você aceita?
Vou aguardar sua resposta.
Um abraço!

www.ahwebne.blogspot.com