quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Adeus silício: grafano, que vem do grafeno, é o supermaterial da vez



via
Tech Update

Os professores Andre Geim e Kostya Novoselov da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram um novo componente que promete revolucionar a computação orgânica.

Trata-se do grafano, um subproduto do grafeno - material ultraresitente , apontado como o substituto mais promissor do silício, apesar de ainda requerer algumas características para tanto.

O grafeno é um cristal do tamanho de um átomo com altíssima capacidade condutora que já foi utilizado para a construção de um transistor de efeito de campo (FET, na sigla em inglês) ultraveloz de 26 GHz e que oferecerá diversas oportunidades de aplicação tanto em eletrônica quanto em fotônica ( ciência baseada em fótons). [Leia+]

"Descoberto em 2004, o grafeno rapidamente se tornou "queridinho" de físicos e pesquisadores de novos materiais e rendeu vários prêmios a Geim, incluindo dois EuroPhysics - um pelo isolamento de uma camada atômica independente de carbono e outro por explicar para todo mundo as propriedades eletrônicas do componente."

Nenhum comentário: