quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Máquina de ressonância revela imagens retidas na memória humana



via
Folha Online

No experimento, os pesquisadores eram capazes apenas de distinguir imagens dentro de uma série preestabelecida. Mas, se a tecnologia um dia se tornar mais precisa, será possível ler pensamentos complexos ou gravar sonhos de pessoas, afirmam os cientistas.

Stephenie Harrison e Frank Tong, da Universidade Vanderbilt, de Nashville (EUA), tiveram 80% de acerto nos experimentos em que a leitura por ressonância tentava distinguir em qual de duas imagens simples os voluntários estavam pensando, depois de as terem observado. Eram listras paralelas verticais, diagonais ou horizontais. O experimento está descrito no site da revista 'Nature' (www.nature.com).

"Pudemos ler o que pessoas tinham em suas memórias visuais", diz Harrison. Segundo ela, a informação visual retida pode ser útil ao cérebro em tarefas complexas do dia-a-dia. [Leia+]


"O trabalho, de certa forma, muda um conceito. Até agora, achava-se que áreas cerebrais que processam primeiro a informação visual não arquivassem dados, e que partes ligadas à memória não tivessem muita capacidade de visualização. Mas Harrison mostrou que a lembrança do padrão visual é como um "eco" do estímulo."


Nenhum comentário: