segunda-feira, 30 de março de 2009

Grupo de espiões online invade computadores em 103 países

via Último Segundo [iG Tecnologia]

A operação de espionagem cibernética é tida como a maior já revelada na história. De acordo com o estudo feito pelo Centro Munk para Estudos Internacionais, da Universidade de Toronto, entre as vítimas da violação estariam as máquinas dos escritórios do líder espiritual tibetano, dalai-lama, na Índia, Bélgica, Grã-Bretanha e EUA.

O relatório reacendeu o debate em torno da segurança cibernética, tema do qual o presidente dos EUA, Barack Obama, já vem se ocupando desde que assumiu o governo, em janeiro. Preocupado em tornar mais seguras as redes públicas e privadas do país, Obama incluiu na proposta de orçamento para 2010 um financiamento de US$ 355 milhões para a manutenção do setor - essencial para a economia e para a defesa dos EUA. [Leia+]

"Segundo os investigadores, além de ter roubado um número não especificado de arquivos, os piratas online também podem ter usado as máquinas para espionagem do local onde estavam ao ligar as webcams e gravadores de áudio dos computadores invadidos para monitorar o que ocorria na sala onde estavam instalados."

Nenhum comentário: