segunda-feira, 30 de março de 2009

Nasa exibe nova cápsula lunar em pleno Parque Nacional



via
Terra

Uma réplica da nova cápsula Orion - que deve levar os astronautas de volta à Lua até 2020 - foi exibida ao público e aos jornalistas no Parque Nacional, em frente ao Capitólio, em Washington.

O módulo integra o programa Constellation, que será responsável por substituir os já desgastados ônibus espaciais em 2010 e pelo retorno ao solo lunar quatro décadas depois do primeiro pouso.

Presa à ponta de um foguete, do qual se desprende em órbita, a cápsula Orion permitirá o transporte de tripulação e carga para estações espaciais e missões no satélite. Um vôo experimental está previsto para o segundo semestre deste ano.

A bordo, serão utilizadas tecnologias computadorizadas, novos sistemas de propulsão, proteção térmica, ejeção de tripulantes e escape em caso de emergência, o que garante maior segurança aos astronautas.

Também serão incorporados painéis solares para permitir a permanência em órbita durante longos períodos. [Leia+]

"A Orion levará astronautas até a superfície lunar enquanto o foguete Ares V ficará em órbita à espera do reembarque da equipe para o retorno à Terra. A cápsula deverá levar até seis astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) e de dois a quatro tripulantes para a Lua."


Nenhum comentário: