quinta-feira, 21 de maio de 2009

Estudo revela que planeta Marte foi frio e úmido



via
Yahoo!

Marte foi um planeta frio e úmido, e os minerais dissolvidos na água teriam impedido o seu congelamento, apesar das temperaturas glaciais, avalia um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Nature.

Para explicar a presença desta água em estado líquido, os cientistas acreditavam, até o momento, em um eventual aumento nas temperaturas, causado por gases de efeito estufa, lembrou um dos autores do estudo, Alberto Fairen (do Nasa Ames Research Center, na Califórnia).

"Uma parte significativa dos fluidos que incorporam silício, ferro, enxofre, magnésio, cálcio, cloro, sódio, potássio e alumínio permanecem em estado líquido a uma temperatura inferior aos 273 (graus) kelvin, que dizer, 0°C", destacam os pesquisadores.

A análise da composição química de rochas marcianas foi possível graças ao material coletado pelas sondas Mars Landers, Pathfinder, Viking e Spirit, e os dados revelam "um jovem planeta Marte frio e úmido". [Leia+]


"Os minerais podem ter baixado o ponto de fusão da água no entorno gelado de Marte, o que oferece uma solução plausível para o paradoxo do clima de Marte em sua juventude"

Nenhum comentário: