quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lua de Saturno possui oceano salgado sob a superfície, diz pesquisa



via
UOL
Da Efe

Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam, nesta quarta-feira (24) a descoberta na revista 'Nature'.

O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias.

Jürgen Schmidt, da universidade alemã de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da universidade britânica de Leicester, chegaram a esta conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás, e as minúsculas partículas de gelo lançados do Polo Sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço. A sonda Cassini descobriu os jatos durante prospecção de Saturno.

O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra.

Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na 'Nature' em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira. [Leia+]

"Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no sistema solar no qual ocorrem erupções de pó e vapor - e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água."

Nenhum comentário: