terça-feira, 23 de junho de 2009

Alemanha entra no topo de lista global de supercomputadores


via G1

Dois computadores em funcionamento na Alemanha entraram no topo da lista de supercomputadores mais rápidos do mundo – nas dez primeiras posições do ranking divulgado nesta terça (23) há oito máquinas dos Estados Unidos e duas da Alemanha.

Na lista anterior, de novembro de 2008, os EUA ocupavam sozinhos do primeiro ao nono lugar, enquanto a China ficava em décimo. No total, são 500 supercomputadores.

A primeira e segunda posição continuam iguais: elas são ocupadas, respectivamente, pelas máquinas Roadrunner e Jaguar, ambas localizadas em centros de pesquisa dos Estados Unidos.

Criado pela IBM, o Roadrunner se tornou em junho de 2008 o primeiro computador a quebrar a barreira do petaflop (1 quadrilhão de cálculos por segundo) e continua sendo um dos sistemas mais eficazes no consumo de energia. [Leia+]


"De todas as máquinas listadas no ranking, 291 estão nos Estados Unidos. A Europa tem 145 (contra 151 na lista anterior), seguida pela Ásia, com 49 máquinas (antes eram 47). Países de outras regiões também aparecem na lista, da qual o Brasil não participa."

Nenhum comentário: