segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terapia com células-tronco pode curar cegueira



via
Yahoo!
Por Antonio Blanc

Pesquisadores da UNSW (Universidade de Nova Gales do Sul), em parceria com o Hospital Príncipe de Gales (ambos em Sidney, na Austrália) desenvolveram uma terapia ocular baseada em células-tronco que pode revolucionar o tratamento de problemas de visão causados por infecções, queimaduras ou quimioterapia.

O método, que é barato e minimamente invasivo, consiste na retirada de algumas células-tronco do olho do próprio paciente.

Durante dez dias estas células são “cultivadas” sobre uma lente de contato dentro de uma solução, onde crescem e se multiplicam.

Depois deste período o paciente se submete a um procedimento rápido no hospital, onde a lente é aplicada sobre o olho.

Ao longo das semanas seguintes, as células-tronco da lente migrarão para a superfície do olho, de onde irão colonizar e reparar a córnea do paciente. [Leia+]


"Vale lembrar que a nova técnica só é eficiente no tratamento de danos à córnea, parte anterior e transparente do olho, que normalmente só podem ser corrigidos mediante transplante de tecidos vindos de um doador morto. Danos ao nervo óptico, que impedem o envio de informações do olho para o cérebro, ainda não podem ser reparados."

Um comentário:

Luana Ribeiro disse...

Olá.

Dentro de uma semana iremos lançar aqui no Brasil um produto que já é sucesso no Japão e na Europa.

Gostaríamos de enviá-lo para você e saber sua opinião. Pode nos passar seu endereço?

Obrigada,

Luana Ribeiro (luana@fesskobbi.com.br)