terça-feira, 21 de julho de 2009

Astronautas completam 2ª caminhada espacial na ISS



via
Folha Online [Ciência]
da Efe, em Washington

Os dois astronautas do ônibus espacial Endeavour completaram com sucesso a segunda das cinco jornadas de trabalho na noite de segunda-feira (20), na qual instalaram novos equipamentos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

'Felicitações. Fizeram um excelente trabalho', transmitiu o controle da missão do Centro Johnson de Voos Espaciais, em Houston, no Estado americano do Texas, pouco antes de os astronautas voltarem para a cabine de despressurização.

O controle também transmitiu seus parabéns ao astronauta Tom Marshburn, em sua primeira missão espacial.

"Foi uma honra, neste dia em que comemoramos o 40º aniversário de Apollo", disse Marshburn, em referência à chegada do primeiro homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969.

A jornada de trabalho foi concluída às 19h20 (horário de Brasília), com um total de 6 horas e 53 minutos fora do Endeavour, um ambiente sem gravidade.

O ônibus espacial e a ISS estão acoplados a cerca de 385 quilômetros da Terra, orbitam a 27 mil km/h e têm uma tripulação de 13 astronautas dedicados à construção da estação, um projeto de US$ 100 bilhões, com a participação de 16 países. [Leia+]


"Os astronautas Marshburn e Dave Wolf, que saíram pelo módulo Quest às 12h27 (horário de Brasília), instalaram uma antena, uma plataforma de armazenamento e um carrinho para o transporte de objetos sobre a viga central da estação."


Nenhum comentário: