quarta-feira, 8 de julho de 2009

Britânicos criam espermatozoides a partir de células-tronco



via
G1

Se não fosse pelas barreiras éticas e tecnológicas que ainda existem, uma equipe de pesquisadores do Reino Unido poderia ter criado um embrião que nem chegou a nascer e mesmo assim foi pai.

Isso porque os cientistas da Universidade de Newcastle e do Instituto de Células-Tronco do Nordeste da Inglaterra produziram espermatozoides a partir de células-tronco embrionárias, já famosas no meio biomédico por causa de sua capacidade de se transformar em qualquer tecido do organismo humano.

A equipe coordenada por Karim Nayernia relata o feito na revista científica 'Stem Cells and Development'. Eles ressaltaram que a ideia não é usar esses espermatozoides para fertilizar ninguém, mas sim estudá-los como um modelo para entender os atuais problemas de infertilidade masculina e, quem sabe, resolvê-los no futuro. [Veja+]

"Nayernia também apontou outra utilidade da pesquisa: ajudar homens que um dia já produziram espermatozoides viáveis, mas perderam essa capacidade por danos como os causados por, digamos, radioterapia ou quimioterapia durante a luta contra o câncer."

Nenhum comentário: