quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cavalos-de-tróia carregam 75% das ameaças online no segundo trimestre



via
IDG Now!
Por PC Advisor/Reino Unido
Carrie-Ann Skinner


Vírus do tipo cavalo-de-tróia (trojan), usados para se infiltrar no sistema da vítima e abrir portas para softwares maliciosos, representaram 75% das novas ameaças registradas entre abril e junho deste ano pela fornecedora de softwares de segurança Panda Security.

A incidência de ataques usando adwares - aplicativos para exibir publicidade online, geralmente em banners, que podem conter códigos maliciosos - aumentou no segundo trimestre e a ameaça passou a representar 16% de todos os softwares maliciosos registrados pela empresa de segurança no período.

De acordo com o PandaLabs, o aumento se deve a aplicações falsas de antivírus - tipo de adware que se faz passar por uma solução verdadeira de segurança.

O levantamento indica que os cavalos-de-tróia foram responsáveis por 34% das infecções identificadas pela empresa entre abril e junho, especialmente pelo trojan Downloader.MDW. [Leia+]

"A empresa de segurança também alertou para o crescente número de ameaças no Twitter. A técnica mais usada é conhecida como cross-site scripting, que afeta o usuário do serviço ao clicar em uma página infectada por meio do microblog."

Nenhum comentário: